Homem mais velho do mundo tem 112 anos e sobreviveu ao Holocausto, diz Guinness

Um israelense de 112 anos que sobreviveu às duas Guerras Mundiais ao campo de concentração de Auschwitz é o homem mais velho do mundo, afirmou nesta sexta-feira o Guinness World Records.

Israel Krista nasceu em 11 de março de 1903, recebeu hoje o certificado do presidente da organização, Marco Frigatti, que foi até a sua casa, em Haifa.

“Eu não conheço o segredo para uma vida longa. Acredito que tudo é determinado de lá de cima e nós nunca saberemos porquê”, disse Kristal. “Haviam homens mais inteligentes, mais fortes e mais bonitos que eu e que poderiam ter vivido mais. Tudo o que podemos fazer é trabalhar com o maior empenho possível para podermos reconstruir o que perdemos”.

Segundo o Guinness, Kristal nasceu no seio de uma família judia ortodoxa, perto da cidade de Zarnow, na Polônia. Ele se mudou para Lodz, onde trabalhou na confecção da família na década de 1920. Durante a ocupação alemã na Polônia, ele foi confinado no gueto local e depois mandado a Auschwitz e outros campos de concentração. Sua primeira mulher morreu no Holocausto, assim como dois filhos.

Ao final do conflito, ele pesava apenas 37 quilos, e era o único sobrevivente de sua numerosa família. Kristal se mudou para Israel na década de 1950 com sua segunda esposa. No novo país, ele “continuou a fazer crescer tanto a sua família como sua nova confecção”, afirma a organização.

Antes dele, o título pertencia a Yatsutaro Koide, um japonês que faleceu em janeiro aos 112 anos e 312 dias.

A mulher mais velha do mundo continua a ser Susannah Mushatt Jones, com 115 anos. Ela nasceu em 1899 e também é o ser humano mais velho do mundo. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo