O socialista Francois Hollande conquistou uma clara liderança no primeiro turno das primárias da oposição francesa neste domingo, mas não conseguiu votos suficientes para evitar um segundo turno, segundo resultados parciais.
Com cerca de dois terços dos votos contados, Hollande, ex-líder do Partido Socialista, tinha 39% do votos, à frente de Martine Aubry, a criadora da semana de trabalho de 35 horas do país, com 30%, e de Arnaud Montebourg, que obteve 17%.
A ex-companheira de partido de Hollande, a candidata presidencial derrotada em 2007 Segolene Royale, estava na quarta colocação, com cerca de 7% dos votos. Ela estava, porém, à frente de Manuel Valls, com 5%, segundo o Partido Socialista.
O único não socialista que participou da corrida, Jean-Michel Baylet, do Partido Radical de Esquerda, estava em último, com 1% dos votos. Cerca de 1.322.327 haviam sido contados. Líderes partidários estimam que entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas tenham votado.
Se nenhum candidato conquistar mais de 50% dos votos, os dois primeiros colocados – provavelmente Hollande e Aubry – disputarão um segundo turno no prazo de uma semana para decidir quem enfrentará Nicolas Sarkozy na eleição presidencial de abril do ano que vem.
A votação deste domingo marca a primeira vez em que um partido francês realizou uma primária aberta, no estilo das realizadas nos Estados Unidos – na qual qualquer eleitor que pagar ? 1 e endossar valores da esquerda pode votar para escolher o candidato esquerdista. As informações são da Dow Jones.