Hillary vê progresso em diálogo sobre armas com Rússia

A secretária de Estado norte-americana, Hilary Clinton, disse hoje que seu país e a Rússia estão conquistando “progresso substancial” na negociação de um acordo para substituir o tratado de redução de armas nucleares, que expirou no ano passado. “Nós chegaremos a um acordo final em breve”, previu Hillary. Ela fez a declaração durante uma visita de dois dias a Moscou para a realização de conversações sobre uma série de questões internacionais.

O esperado acordo deve substituir o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start), que expirou em 5 de dezembro. O novo pacto é visto como um pilar no chamado relançamento das relações entre os dois países, antes inimigos na Guerra Fria.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu colega russo, Dmitry Medvedev, pediram que o acordo fosse fechado logo, quando se encontraram em Moscou em julho. Porém, as negociações ficaram emperradas por questões como métodos de contagem, procedimentos de verificação e os planos dos EUA para instalar um sistema antimísseis na Europa. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo