Hillary sofre queda em pesquisas

Uma série de pesquisas de opinião divulgadas nesta quarta-feira (16) mostram uma situação ainda mais complicada para a candidatura da senadora Hillary Clinton, que, segundo analistas, tem de vencer as primárias da Pensilvânia, na terça-feira (22), por uma larga margem para tirar a vantagem que tem o senador Barack Obama na corrida pela indicação democrata.

Uma sondagem realizada pelo jornal Washington Post e pela rede de TV ABC mostrou que 62% dos democratas acreditam que Obama tem mais chances de ganhar as eleições em novembro, enquanto apenas 31% acreditam que Hillary seja a mais indicada para enfrentar o republicano John McCain.

De acordo com a mesma sondagem, a confiança em Hillary está em queda livre: 54% dos americanos têm uma opinião desfavorável sobre a ex-primeira-dama – 14 pontos porcentuais a mais do que em janeiro -, enquanto 39% não gostam de Obama – nove pontos a mais do que em janeiro.

Além disso, 58% dos entrevistados responderam que Hillary não é "honesta nem digna de confiança". A maioria dos eleitores democratas desaprova o tom negativo da campanha entre os dois pré-candidatos do partido, mas culpam Hillary pela situação.

Em outra pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16), esta pelo instituto Zogby e pela agência de notícias Reuters, Obama aparece à frente de Hillary na preferência dos eleitores democratas de todo o país: 51% a 38%. Na sondagem anterior, feita há duas semanas, a diferença era de apenas três pontos porcentuais em favor de Obama.

Na Pensilvânia, de acordo com pesquisa do instituto Public Policy, Obama está na frente de Hillary (45% a 42%). A ex-primeira-dama, no entanto, aparece à frente do senador em outras sondagens, embora com uma vantagem sempre pequena.

De acordo com uma sondagem do jornal Los Angeles Times, também divulgada nesta quarta-feira (16), Hillary teria 46% das intenções de voto na Pensilvânia. Obama, 41%.

No entanto, o senador aparece à frente de Hillary, segundo a mesma pesquisa, nos Estados de Indiana (40% a 35%) e Carolina do Norte (47% a 34%), que serão os próximos a realizarem primárias, no dia 6 de maio.

Na noite desta quarta-feira (16), Hillary e Obama participarão de um debate de uma hora e meia na Filadélfia. Será o primeiro debate entre eles desde 26 de fevereiro, dias antes de Hillary dar novo fôlego a sua campanha com vitórias nas primárias de Ohio e Texas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo