A senadora Hillary Clinton sugeriu que seu rival Barack Obama não está pronto para lidar com uma crise global, enquanto se prepara para o debate desta noite, uma semana antes das prévias decisivas para a sobrevivência de sua candidatura. Ela retratou Obama como "inexperiente nas questões de segurança nacional" e afirmou que ela poderia garantir aos americanos de que como presidente, ela não precisaria de um "manual de instruções para políticas internacionais".
A pré-candidata do Partido Democrata precisa vencer nas primárias de Ohio e Texas para se manter na disputa, diante da arrancada de Obama nas últimas semanas. Esperando por uma queda no desempenho de Obama, que venceu todas as prévias que disputou desde a Superterça, realizada no dia 5 de fevereiro, Hillary usou a imagem de um mundo perigoso que precisa de uma liderança dura e inteligente norte-americana.
Hillary comparou o rival com o atual presidente americano, George W. Bush, afirmando que os eleitores já sabiam o "resultado trágico" de se eleger um comandante-chefe com pouca experiência em segurança nacional e temas globais. Antecipando as críticas da ex-primeira-dama, os conselheiros de Obama para políticas internacionais afirmaram, antes das palavras de Hillary, que a senadora de Nova York fazia um julgamento pobre sobre diversos assuntos, incluindo sobre a invasão no Iraque e o apoio para a lei que declarou a Guarda Nacional Iraniana como organização terrorista.
Uma pesquisa de opinião divulgada pela CNN ontem mostra que Obama e Hillary estão praticamente empatados no Texas. O senador tem 50% dos votos contra 46% de Hillary. A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos
