A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, apoiou hoje as manifestações da oposição iraniana, que saiu às ruas em manifestação favorável aos dissidentes que derrubaram os ditadores do Egito e da Tunísia. “Os iranianos merecem os mesmos direitos que viram serem adquiridos pelos egípcios e que são seus por direito”, disse a chanceler norte-americana, após reunião com o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, John Boehner.
“Somos contra a violência e condenamos o governo iraniano por novamente usar suas forças de segurança e a violência para impedir a livre expressão de ideias de seu próprio povo”, declarou Hillary.
Ainda de acordo com ela, o governo Obama é muito claro e direto no apoio às pessoas que estão nas ruas de Teerã. Ela criticou ainda o que qualificou como “hipocrisia do governo iraniano”, que elogiou os protestos no Egito, mas proibiu manifestações domésticas. “Precisa haver um compromisso com a abertura política”, completou.
Quando começaram as manifestações no Egito, Hillary disse que o governo de Hosni Mubarak era “estável”. “Acreditamos que o governo egípcio seja estável e esteja estudando maneiras de responder às necessidades e aos interesses legítimos de seus cidadãos”, declarou ela, em 25 de janeiro. As informações são da Associated Press.