Hillary é a preferida dos democratas, afirma pesquisa

A ex-primeira-dama Hillary Clinton tem uma vantagem de sete pontos porcentuais sobre o rival, o senador Barack Obama, na preferência dos eleitores democratas em todos os Estados Unidos, segundo pesquisa do instituto Gallup divulgada nesta quinta-feira (20). Hillary conta com o respaldo de 49% dos democratas. Obama tem 42%. A sondagem foi realizada entre os dias 14 e 18 com 1.209 eleitores. É a primeira vez que Hillary tem uma vantagem significativa desde a Superterça, em fevereiro.

Obama, no entanto, tem o maior número de delegados, segundo a contagem da Associated Press. As prévias até aqui lhe garantiram 1.617 delegados, enquanto Hillary tem 1.499. Para garantir a nomeação do Partido Democrata são necessários 2.025 delegados. Se nenhum dos dois pré-candidatos atingir esse número, o que parece provável, a decisão ficará nas mãos de 800 "superdelegados" – membros da direção do partido, congressistas e governadores.

Segundo o Gallup, tanto a ex-primeira-dama quanto Obama perderiam a disputa nas eleições presidenciais para o candidato republicano, o senador John McCain. Obama obteria 43% dos votos, quatro a menos que McCain. Hillary teria 45% dos votos dos americanos e McCain, 48%. A esperança de Hillary é ganhar as primárias da Pensilvânia, que ocorrerão em 22 de abril, na qual estarão em jogo 158 delegados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo