A ex-primeira-dama Hillary Clinton tem uma vantagem de sete pontos porcentuais sobre o rival, o senador Barack Obama, na preferência dos eleitores democratas em todos os Estados Unidos, segundo pesquisa do instituto Gallup divulgada nesta quinta-feira (20). Hillary conta com o respaldo de 49% dos democratas. Obama tem 42%. A sondagem foi realizada entre os dias 14 e 18 com 1.209 eleitores. É a primeira vez que Hillary tem uma vantagem significativa desde a Superterça, em fevereiro.
Obama, no entanto, tem o maior número de delegados, segundo a contagem da Associated Press. As prévias até aqui lhe garantiram 1.617 delegados, enquanto Hillary tem 1.499. Para garantir a nomeação do Partido Democrata são necessários 2.025 delegados. Se nenhum dos dois pré-candidatos atingir esse número, o que parece provável, a decisão ficará nas mãos de 800 "superdelegados" – membros da direção do partido, congressistas e governadores.
Segundo o Gallup, tanto a ex-primeira-dama quanto Obama perderiam a disputa nas eleições presidenciais para o candidato republicano, o senador John McCain. Obama obteria 43% dos votos, quatro a menos que McCain. Hillary teria 45% dos votos dos americanos e McCain, 48%. A esperança de Hillary é ganhar as primárias da Pensilvânia, que ocorrerão em 22 de abril, na qual estarão em jogo 158 delegados.