Hamas diz que está pronto para trégua na Faixa de Gaza

O grupo militante Hamas mudou de posição e está pronto para uma trégua com Israel na Faixa de Gaza, disse nesta terça-feira (22) Ghazi Hamad, membro da organização. Foi retirada, portanto, uma demanda prévia que exigia a inclusão da Cisjordânia em qualquer acordo. A Cisjordânia é uma região controlada pela Autoridade Palestina, do presidente Mahmoud Abbas, líder do Fatah e inimigo do Hamas. Na área, há forte presença militar israelense.

Mediadores egípcios buscam interromper os combates entre militantes palestinos e o Exército israelense em Gaza. Israel realiza geralmente incursões militares e ataques aéreos contra militantes que lançam foguetes de Gaza, território ao sudoeste de Israel. O Hamas tomou a Faixa de Gaza à força em junho, após derrotar o Fatah.

Hamad, porta-voz do Hamas, disse que o grupo aceita um cessar-fogo que "se iniciaria em Gaza" e, posteriormente, seria estendido para a Cisjordânia. Antes, o Hamas buscava incluir as duas regiões simultaneamente no acordo. A posição foi transmitida ao Egito e agora o Hamas espera uma resposta de Israel, informou Hamad.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo