Grupo sequestra policiais no México e dois morrem

Dois policiais foram assassinados no Estado de Guerrero, no México, e outros sete que os acompanhavam estão desaparecidos, informou neste sábado o chefe da Polícia Investigadora Ministerial, onde os agentes trabalhavam. O diretor do órgão, Fernando Monreal Leyva, disse que todos haviam sido provavelmente sequestrados por um grupo armado.

Os nove policiais haviam partido para uma missão de identificar um cadáver de um homem assassinado na comunidade de El Revelado, no município de Teloloapán, a 265 quilômetros ao sul da capital mexicana. O último contato do grupo com os superiores ocorreu às 17h de ontem (hora local). Os dois cadáveres foram encontrados perto desse lugar e as autoridades buscam o restante dos agentes, entre eles um comandante.

O governo mexicano já informou que nessa zona os cartéis do Golfo e Los Zetas disputam o controle do tráfico com uma terceira quadrilha, La Familia. A violência atribuída ao crime organizado e ao narcotráfico já matou mais de 28 mil pessoas no México desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón lançou uma ofensiva militar contra os cartéis das drogas. As informações são da Associated Press.