Grupo separatista basco ETA anuncia cessar-fogo

O grupo separatista basco ETA declarou cessar-fogo em um comunicado feito em vídeo, neste domingo. O vídeo mostra três militantes mascarados fazendo uma declaração em basco. O comunicado apareceu no website do jornal basco Gara e também na londrina BBC. O Gara forneceu tradução para o espanhol. “ETA notifica que há alguns meses tomou a decisão de não mais empregar ações ofensivas armadas”, disse o comunicado, sugerindo que está pronto para empregar um “processo democrático” para tentar alcançar seus objetivos.

O ETA busca uma região independente basca no norte da Espanha e sudoeste da França. O grupo é considerado uma organização terrorista pela União Europeia e pelos Estados Unidos. O ETA já matou mais de 825 pessoas desde o final da década de 60.

O grupo havia anunciado um “cessar-fogo permanente” em março de 2006, mas em 30 de dezembro daquele ano a organização colocou um carro-bomba no aeroporto Barajas, em Madri, matando duas pessoas. Não está claro se a nova oferta de paz é permanente ou se o ETA está sinalizando que está pronto para conversas com o governo do primeiro-ministro, José Luis Rodriguez Zapatero. Não houve resposta imediata das autoridades espanholas. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo