Um controvertido grupo de teatro de Londres procura um cadáver recente para o papel principal de uma peça sobre os tabus e inibições da morte. O grupo, chamado 1157performancegroup, quer obter a permissão de algum paciente em estado terminal para usar seu cadáver na peça “Dead: you will be” (Morto: você será).

Os membros do grupo escreveram a vários asilos e casas de saúde do país, procurando um paciente terminal que aceite doar o corpo. Além disso, consultaram embalsamadores sobre formas de preservar o cadáver, que deve permanecer em cena durante 24 dias.

O diretor artístico do grupo, Jo Dagless, declarou que um corpo humano morto “é fundamental para explorar os desafios e tabus da morte nas sociedades ocidentais”. “A peça aborda os problemas da morte, não só os aspectos filosóficos, mas também os conceituais. A morte é algo que inevitavelmente todos nós teremos de enfrentar”, acrescentou.

Dagless admitiu que até agora a busca tem sido infrutífera, mas afirmou que “pode ser que alguém queira, no último momento, doar o corpo para uma peça de teatro. Pelo menos será visto e aplaudido por muita gente”. Se o grupo conseguir o cadáver, “Dead: you will be” estreará a 11 de maio próximo no teatro Space 44 em Hackney, leste de Londres.

continua após a publicidade

continua após a publicidade