Duas pessoas morreram de gripe aviária na Indonésia, informou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira (31). Com isso, o número de mortos pela doença chega a 107 no país.
Uma das vítimas era um garoto de 15 anos. A outra, uma menina de 12, segundo a funcionária do ministério Lily Sulistyowati. Ambos morreram na última semana, e viviam em diferentes bairros da capital, Jacarta. A causa da infecção ainda está sendo investigada.
Enquanto isso, uma menina de apenas um ano e dez meses, da província de Sumatra, recebia tratamento em um hospital após ter sido confirmado que estava com gripe aviária, informou Lily. A saúde da bebê estava melhorando, segundo a funcionária do ministério.
A Indonésia é um dos países mais atingidos pela gripe aviária desde que o vírus começou a aparecer com mais freqüência em aves na Ásia, em 2003.
A gripe aviária é ainda uma doença de difícil contágio em humanos. Especialistas temem, porém, que o vírus sofra mutações e essas possam se transmitir com mais facilidade, gerando uma pandemia.
Até agora, a maioria dos casos humanos estava ligada ao contato com pássaros infectados.