Tripulantes da British Airways mantêm neste domingo uma greve iniciada na véspera. A companhia aérea informa, entretanto, que mais aeronaves do que o esperado estão decolando e que as medidas de contingência adotadas vêm surtindo efeito. “Nossos planos de contingência continuam funcionando bem no domingo ao redor do mundo”, afirmou a British Airways em um comunicado.
A companhia acrescentou que todas as aeronaves de longo percurso em aeroportos internacionais conseguiriam chegar em Londres como planejado, e que mais de uma dúzia dos voos cancelados foi reintegrada, incluindo aqueles para Miami, Los Angeles e outros destinos europeus. A British disse ainda que seria capaz de adicionar vários voos extras porque muitos funcionários ignoraram a greve de três dias.
Todavia, líderes do sindicato contestaram tais afirmações. O Unite, sindicato que representa a tripulação da British Airways, afirmou que dezenas de voos foram cancelados e que mil funcionários aderiram ao movimento no sábado, contra congelamento dos salários e mudança nas condições de trabalho.
A companhia aérea disse no início da greve que conseguiria lidar com 49 mil passageiros por dia no sábado e no domingo, 65% da média de 75 mil em um dia normal de final de semana de março. Hoje, a empresa não informou se atingiu a meta nem o número de voos cancelados ou atrasados. As informações são da Associated Press.