A ação dos controladores de voo gregos contra as políticas de austeridade do governo forçaram o cancelamento de mais de 30 voos domésticos e internacionais neste domingo. Outros 30 voos tiveram atrasos de até cinco horas. “Estamos respeitando estritamente as regras do tráfego aéreo, sem fazer qualquer esforço extra durante os dias de grande tráfego, como no domingo”, disse Odysseas Marietos, presidente do sindicato dos controladores de voo à Associated Press.
“Esta não é uma greve ou uma operação tartaruga, mas um protesto contra os cortes nos salários e afastamentos parciais que o governo planeja para nosso serviço e para todo o setor público”, afirmou ele.
Um porta-voz do aeroporto internacional de Atenas disse que mais de 30 voos domésticos e internacionais foram cancelados e outros aeroportos registraram sérios atrasos.
Uma fonte do sindicato disse que os cortes planejados pelo governo terão um impacto negativo no trabalho dos controladores de tráfego aéreo.
O governo, numa tentativa de atender às exigências da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, que forneceram um pacote de ajuda multibilionário ao país, planeja realizar cortes em todo o setor público.
Funcionários públicos realizaram uma greve nacional na quarta-feira e uma outra, que deve abranger também o setor privado – afetando os bancos – está programada para 19 de outubro. As informações são da Dow Jones.