Dezenas de voos que aterrissariam ou decolariam dos principais aeroportos de Paris foram cancelados hoje pelo terceiro dia consecutivo. O motivo é uma paralisação dos controladores de tráfego aéreo do país, segundo autoridades do setor de aviação. Os voos domésticos no Aeroporto de Orly eram os mais afetados, com 50% deles cancelados. Já no Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, a situação melhorou, e o terminal apresentava 15% dos voos cancelados.
“Não há superlotação nos terminais, mas esperamos atrasos”, disse um porta-voz do operador de aeroportos da capital, o Aeroports de Paris. O funcionário pediu aos passageiros que primeiro chequem com suas companhias aéreas antes de seguir para o aeroporto.
Líderes sindicais do controle de tráfego aéreo se reuniram com o ministro de Transportes francês no fim da noite de ontem. Depois disso, afirmaram que a greve continuará até que eles recebam garantias adequadas sobre o futuro status da categoria.
A paralisação foi convocada em protesto contra um plano para uma fusão entre o controle de tráfego aéreo francês e o de cinco países vizinhos. Os trabalhadores do setor temem perder com isso parte de seus benefícios, vistos como generosos na França. As informações são da Dow Jones.