O governo da Grécia vai anunciar mudanças no gabinete nesta sexta-feira, depois de três ministros terem votado contra medidas de austeridade que balizam o acordo de ajuda preliminar que Atenas obteve de seus credores no começo da semana.
A expectativa é que o atual ministro do Trabalho, Panos Skourletis, substitua o ministro de Energia, Panayiotis Lafazanis, segundo autoridades do governo. Lafazanis deverá deixar o gabinete depois de ter rejeitado o acordo, em votação no parlamento em Atenas, na última quarta-feira.
Além de Lafazanis, o vice-ministro da Previdência Social, Dimitris Stratoulis, e o vice-ministro da Defesa, Kostas Isichos, também serão substituídos.
Além disso, serão anunciados os novos titulares para os cargos da vice-ministra de Finanças, Nantia Valavani, e do vice-ministro de Relações para Assuntos Europeus, Nikos Hountis, que apresentaram pedidos de renúncia.
O porta-voz do governo grego, Gabriel Sakellaridis, deverá ocupar o lugar de Valavani, enquanto a parlamentar do partido governista Syriza Olga Gerovasili é apontada como possível substituta de Sakellaridis.
Já a presidente do Parlamento, Zoi Konstantopoulou, deverá ser substituída pelo ministro do Interior, Nikos Voutsis, disseram autoridades do governo. Fonte: Dow Jones Newswires.