Grécia: popularidade dos 2 principais partidos cai

A popularidade dos dois principais partidos políticos da Grécia, que apoiaram o governo de coalizão, caiu para nível nunca visto, segundo resultado de uma pesquisa de opinião realizada pela agência GPO para a TV Mega entre 16 e 21 de fevereiro. Caiu também a popularidade do primeiro-ministro, Lucas Papademos, e a maioria dos gregos acredita que o país deve continuar na zona do euro.

Segundo a pesquisa, o partido conservador Nova Democracia conseguiria 19,4% dos votos se as eleições fossem realizadas agora. O Partido Socialista ou Pasok receberia 13,1% dos votos. Ambos partidos tiveram queda de dois pontos porcentuais nas intenções de voto em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro. A pesquisa mostrou ainda que o partido Nova Democracia não conseguiria obter maioria absoluta nas eleições.

“Este é o mais baixo nível de aprovação dos dois partidos já registrado”, disse o chefe do GPO, Takis Theodorikakos, à TV Mega.

O pequeno partido nacionalista Laos, que apoiou o governo interino até recentemente, também viu sua popularidade cair, recebendo 5,1% de apoio, abaixo de 7,1% em dezembro.

Os partidos de esquerda, que abertamente se opõem às medidas de austeridade, tiveram aprovação maior. O recém-formado partido Esquerda Democrática ficou em terceiro lugar nas intenções de voto, atraindo 12% dos que responderam a pesquisa, acima de 6,3% em dezembro. O partido comunista KKE recebeu o apoio de 9,5% dos potenciais eleitores e a Coalizão de Esquerda, 8,5%.

A popularidade do primeiro-ministro, Lucas Papademos, também despencou, conseguindo a aprovação de 43% dos pesquisados, queda em relação aos 63% de apoio obtido em dezembro. Ele ficou em terceiro lugar como a pessoa adequada para ocupar o cargo de premiê, com 6,3% de votos. O líder do Nova Democracia, Samaras, recebeu 20% dos votos, e o ministro das Finanças socialista, Evangelos Venizelos, atraiu 16,5% dos votos.

A pesquisa mostrou que 77% dos gregos querem permanecer na zona do euro, mesmo porcentual de dois meses atrás. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo