A Grécia nomeou hoje o economista George Chouliarakis como ministro de Finanças interino do país.
Chouliarakis, que ficará no cargo até as eleições do próximo mês, foi o representante de Atenas nas reuniões com o Eurogrupo, formado por ministros de Finanças da zona do euro, e teve um papel fundamental nas negociações sobre a dívida da Grécia com seus credores internacionais. Autoridades europeias descrevem Chouliarakis como um interlocutor construtivo.
Já o diplomata Petros Molyviatis foi nomeado para o cargo de ministro de Relações Exteriores interino. Molyviatis serviu no mesmo posto entre 2004 e 2006 sob o governo do partido conservador Nova Democracia e novamente, por um breve período, no governo grego interino de 2012.
Ontem, a Grécia nomeou Vassiliki Thanou Christopoulou, chefe da Suprema Corte, como primeira-ministra interina. Vassiliki é a primeira mulher a assumir o cargo no país.
A expectativa é que um decreto presidencial seja emitido nesta sexta-feira para a dissolução do Parlamento e a convocação de novas eleições, possivelmente para 20 de setembro.
Na semana passada, Alexis Tsipras renunciou como primeiro-ministro, na esperança de ser reeleito no próximo mês. Fonte: Dow Jones Newswires.