O Ministério das Finanças da Grécia anunciou neste domingo que deve enviar ao parlamento sua proposta de orçamento para 2012 até o dia 20 de novembro. O anúncio coloca em evidência o prazo apertado que um eventual novo governo terá para aprovar a proposta e garantir um novo pacote de resgate financeiro.
Em nota entregue a ministros durante uma reunião de gabinete, o Ministério delineou as medidas necessárias para que a Grécia cumpra as condições estabelecidas no mais recente pacote de ajuda ao país, de 130 bilhões de euros.
O novo acordo de empréstimo precisa ser aprovado pelo parlamento por três quintos dos votos, diz a nota, acrescentando que ministros de Finanças da União Europeia devem tomar uma decisão final no dia 8 de novembro sobre a liberação da próxima tranche de um empréstimo anterior. Sem esses recursos, O dinheiro da Grécia deve acabar até 15 de dezembro.
De acordo com o cronograma, a Grécia também precisa fechar um acordo com bancos privados para um haircut, ou desconto de 50% sobre o valor dos bônus gregos. Para isso, precisa de um desembolso de 30 bilhões de euros para a recapitalização de bancos até o começo de janeiro. Ao mesmo tempo, um pagamento adicional de 30 bilhões de euros é necessário para que o acordo de haircut seja implementado. As informações são da Dow Jones.