A Grécia está entrando agora na reta final das negociações com credores internacionais, após quase cinco meses de conversas sobre seu programa de ajuda, afirmou hoje o primeiro-ministro do país, Alexis Tsipras.

continua após a publicidade

Em discurso a parlamentares de seu partido, o esquerdista Syriza, Tsipras disse que Atenas não pode aceitar as exigências de mais austeridade dos credores – que incluem a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) -, mas, ao mesmo tempo, precisa acabar com as incertezas que pesam na economia grega e com a especulação sobre a possível saída do da Grécia da zona do euro.

“Eu acredito que agora estamos na reta final. As verdadeiras negociações estão começando agora”, disse o premiê grego.

Segundo Tsipras, a Grécia tem grandes batalhas pela frente e precisa estar preparada para resolvê-las. Ele disse também que Atenas continua trabalhando por uma solução, mas não cederá a ameaças dos credores sem obter resultados.

continua após a publicidade

As últimas discussões entre a Grécia e credores europeus, ocorridas no fim de semana, fracassaram após os envolvidos não conseguirem superar divergências sobre as reformas que Atenas precisa implementar para garantir nova ajuda financeira. O atual pacote de resgate da Grécia vence no fim deste mês.

Ministros de Finanças da zona do euro pretendem retomar o diálogo sobre a crise grega durante reunião na quinta-feira (18), em Luxemburgo. O Ministério de Finanças da Alemanha declarou que está trabalhando para chegar a um acordo durante o encontro. Fonte: Dow Jones Newswire.

continua após a publicidade