A Grécia convidou os detentores de títulos privados de cerca de 30 bilhões de euros para um swap da dívida, visando tornar seu mercado mais líquido e construir uma curva de rendimento descendente, visto que o país prepara o terreno para a saída do programa de resgate em meados de 2018.

continua após a publicidade

A agência de gestão da dívida pretende trocar um lote de 20 títulos emitidos em uma reestruturação da dívida que ocorreu em 2012 para cinco novos benchmarks. As novas obrigações terão vencimentos de 5, 10, 15, 17 e 25 anos, de acordo com o anúncio da agência. A participação no swap é voluntária, com o prazo final de 28 de novembro, disse a agência. A data de liquidação é 5 de dezembro.

continua após a publicidade

O exercício é outro passo em direção ao retorno total do país aos mercados de dívida e segue uma emissão de títulos em julho, a primeira da Grécia após um hiato de três anos. O objetivo é “normalizar a curva de rendimentos do país e fornecer ao mercado uma série limitada de títulos de referência que se espera que tenham uma liquidez significativamente maior do que as séries existentes”, diz o anúncio. Fonte: Dow Jones Newswires.