O governo britânico planeja reclassificar a maconha como uma droga perigosa Classe B, segundo fontes locais. O Conselho de Pesquisas sobre o Mau Uso de Drogas (ACMD, siga do inglês) pediu às autoridades que deixem a maconha na Classe C, categoria estabelecida no governo Tony Blair.
Mas, o atual premier britânico, Gordon Brown, considera que depois do ingresso de uma maconha mais potente, espacialmente a variedade "skunk", é preciso reclassificar este tipo de droga como mais perigosa.
Brown disse que seu governo não aprova o consumo de maconha e os protestos a favor de que a droga permaneça na Classe C confundem a população quanto ao consumo de maconha.
O ACDM publicou uma espécie de documento próprio, com artigos de especialistas como médicos, polícia, juizes e trabalhadores sociais, onde conclui que a maconha deveria seguir classificada na categoria Classe C.
Jane Harris, do Rethink, órgão de caridade para pacientes com doenças mentais, disse que a reclassificação da maconha fará pouca diferença e e que a educação é o fator que realmente modifica as atitudes de consumo.