Os governos de Israel e Palestina tiveram hoje a primeira reunião desde que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, assumiu o cargo em março. O encontro de hoje reuniu o vice-primeiro-ministro israelense, Silvan Shalom, e o ministro da Economia palestino, Bassem Khoury, que discutiram como apoiar a incipiente recuperação econômica palestina. Na semana passada, os dois lados também confirmaram que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, poderia se encontrar pela primeira vez com Netanyahu.

continua após a publicidade

A agenda incluiu o abrandamento das restrições para a entrada de empresários e dignitários palestinos em Israel, o incentivo às exportações de carne e as importações de produtos lácteos da Cisjordânia para Israel, a permissão para que mais palestinos busquem cuidados médicos em Israel e a construção de parques industriais conjuntos, disseram funcionários israelenses. Khoury disse que ele também discutiu a movimentação de bens para dentro e para fora da Faixa de Gaza. A região costeira, governada pelo grupo militante rival Hamas, está sob bloqueio israelense e egípcio.

Os dois lados também confirmaram que o presidente palestino Mahmoud Abbas poderia se encontrar, em breve e pela primeira vez, com Netanyahu, apesar da recusa de Israel em congelar a construção de seus assentamentos. As conversações de paz, mantidas até o final do ano passado, não foram retomadas. Os palestinos insistem que Israel congele a construção de assentamentos na Cisjordânia e Jerusalém Ocidental, áreas onde eles esperam estabelecer seu Estado independente.

continua após a publicidade