O governo de coalizão de centro-direita da Estônia venceu conquistou a maioria no parlamento do país após as eleições gerais de hoje, segundo resultados da comissão eleitoral nacional.

continua após a publicidade

Na primeira eleição parlamentar realizada desde que a Estônia entrou na zona do euro, o governo do primeiro-ministro Andrus Ansip conquistou 56 das 101 cadeiras do parlamento. Os partidos de centro-esquerda da oposição somaram juntos 45 assentos. Um total de 62,9% dos 912,56 mil eleitores da Estônia compareceram à votação, mais do que os 61% registrados na eleição geral de 2007.

Pesquisas de opinião já mostravam que a população não pretendia punir a coalizão de Asnip por conduzir planos de austeridade depois que a crise econômica global atingiu o país de 1,3 milhão de habitantes. Asnip está no cargo desde 2005, um ano depois de a Estônia ter entrado na União Europeia.

A coalizão está no poder desde 2007 e perdeu sua maioria parlamentar em 2009, durante uma revolta contra cortes no orçamento, caindo de 58 para 49 cadeiras. Em 2007, Asnip foi o primeiro premiê a voltar ao cargo em eleições gerais desde que a república se tornou independente, em 1991, depois de décadas de controle soviético.

continua após a publicidade

Após a independência, a Estônia se tornou rapidamente uma economia de livre mercado, ganhando reputação de tigre econômico. Asnip encabeçou essa mudança e, depois, a recuperação. As informações são da Dow Jones.