O governo tailandês suspendeu hoje o toque de recolher imposto em Bangcoc e mais 23 províncias do país, alegando que a ordem foi restabelecida depois de 10 dias de protestos violentos que provocaram a morte de dezenas de pessoas na Tailândia.
O representante do governo, Sirichoke Sopha, disse que não há receio de novos ataques dos manifestantes do movimento Camisas Vermelha, que ocuparam a cidade em protestos que levaram ao embate com os militares no dia 19 de maio.
O toque de recolher foi imposto depois da ação militar que dispersou milhares de manifestantes de oposição ao governo local, que montaram barricadas em áreas turísticas e centros de compras da capital Bangcoc. A operação militar e os protestos deixaram cerca de 200 feridas. Estima-se que 88 pessoas, a maioria manifestantes, morreram durante os confrontos.
A maior parte dos líderes dos Camisas Vermelha foi detida ou interrogada pelo governo. As autoridades locais disseram que os manifestantes do movimento, que pede a renúncia do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva, estão se reagrupando e planejam novos ataques violentos em retaliação à ação do governo, especialmente, nas áreas ao norte e nordeste da Tailândia, segundo a porta-voz do exército tenente Siriya Khuengsirikul.