O Ministério da Saúde liberou US$ 1 milhão para o combate à epidemia de cólera no Haiti. A verba servirá para a instalação e manutenção, por três meses, de 110 leitos para tratamento da doença em Carrefour, na região metropolitana de Porto Príncipe, capital do país.
A Organização Panamericana de Saúde (Opas) do Brasil foi autorizada pelo Ministério da Saúde a transferir a verba que ajudará o Centro de Tratamento de Cólera de Carrefour. O centro é resultado de uma parceria entre Brasil e Cuba. O Brasil fornece os recursos financeiros e profissionais da área de saúde, enquanto os profissionais cubanos ficam responsáveis pelo atendimento direto aos doentes.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, com a autorização para a transferência dos recursos, será iniciada a fase de compra de equipamentos em países vizinhos ao Haiti, e o centro entrará em funcionamento três dias após a montagem das instalações, que será feita em cinco tendas, ocupando uma área de 230 metros quadrados.
De acordo com informações da Opas, até o início de dezembro, a epidemia de cólera já matou 1.751 pessoas no Haiti. Atualmente, há 75 mil casos confirmados e o número pode chegar a 400 mil casos dentro de três meses.