Governo de Burkina Faso bloqueia bens de golpistas

O governo de Burkina Faso bloqueou os bens dos responsáveis pelo golpe de Estado que, no início deste mês, afastou do poder o presidente, Michel Kafando, restituído há três dias. Uma investigação irá determinar quem será julgado pela curta rebelião. Os bens de 14 pessoas, incluindo o líder do grupo Gilbert Diendere e sua mulher Fatou Diendere, vão ficar congelados por um período de três meses. No período, eles poderão usar 300 mil francos CFA (US$ 512) por mês.

O governo de transição foi deposto no dia 16, quando o general Diendere invadiu uma reunião do governo e prendeu o presidente em exercício e o primeiro-ministro. Na ocasião, militares atiraram contra civis que participavam de um protesto e mataram pelo menos seis pessoas. O golpe interrompeu o processo de 12 meses de transição que se iniciou após a queda do presidente Blaise Compaore, derrubado em uma revolta popular.

Inicialmente, eleições estavam marcadas para o dia 11 de outubro, mas foram adiadas por várias semanas. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo