O Parlamento da Suíça elegeu nesta quarta-feira Simonetta Sommaruga como nova integrante do gabinete de governo. Com isso, as mulheres passaram a ocupar quatro dos sete postos do gabinete, tendo a maioria desses cargos pela primeira vez na história do país. Simonetta, de 50 anos, ganhou fama como defensora dos direitos dos consumidores no país.
Também foi aprovado pelo Parlamento o nome do empresário Johann Schneider-Ammann, de 58 anos, que defende a desvalorização do franco suíço para beneficiar os exportadores locais. Schneider-Ammann e Simonetta sucedem o ministro das Finanças, Hans-Rudolf Merz, e do Transportes, Moritz Leuenberger, que deixaram seus cargos. Ainda não foi definido, porém, se os novos membros assumirão essas mesmas funções ou outras.
A eleição de dois nomes de diferentes origens – Schneider-Amman é membro do Partido FDP, que defende o setor empresarial, e Simonetta é do Partido Socialista – é algo comum na Suíça. O gabinete de governo suíço costuma reunir membros de vários pontos do espectro político. As informações são da Dow Jones.