Governo da Síria e oposição rejeitam decreto de região federal curda

Damasco, 17/03/2016 – O governo da Síria e oposicionistas rejeitaram uma declaração dos sírios curdos de criação de uma região federal curda no norte sírio. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Síria disse que a declaração é inconstitucional e não tem valor legal.

O decreto de criação da região federal foi realizado na cidade de Rmeilan, na província de Hassakeh. O governo advertiu que é contra qualquer tentativa de dividir o território sírio.

A Coalizão Nacional Síria, um dos principais grupos de oposição, também disse que rejeita qualquer declaração unilateral e advertiu contra qualquer tentativa de formar regiões autônomas que “confisquem o desejo do povo sírio”.

A criação da região federal foi feita pelo principal grupo curdo sírio, o Partido União Democrática. A intenção é estabelecer essa região em áreas controladas pelos curdos no norte sírio.

A declaração é feita no momento em que representantes do governo e da oposição realizam reuniões em Genebra sobre maneiras de acabar com o conflito no país. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo