O governo boliviano reconheceu a vitória da opositora Savina Cuéllar, por seu triunfo nas eleições regionais para o cargo de prefeito (governador) do departamento (estado) de Chuquisaca no domingo (29), e felicitou a candidata nesta segunda-feira (30).

continua após a publicidade

"Foi boa a eleição de Cuéllar para o governo de Chuquisaca, felicitamos a candidata e todas as eleições legais serão reconhecidas pelo governo," disse o porta-voz presidencial Iván Canelas à emissora de televisão ATB nesta segunda-feira.

Cuéllar, uma camponesa quéchua dissidente do partido governista Movimento ao Socialismo (MAS) venceu as eleições com 55,5% dos votos, segundo a boca de urna. Os resultados oficiais e totalizados serão divulgados nesta terça-feira (1º de julho), disse o presidente da Corte Eleitoral de Chuquisaca, Victor Sánchez.

A candidata opositora recebeu um forte apoio na capital do departamento, Sucre, enquanto o candidato oficialista Walter Valda teve grande apoio dos camponeses da região rural, com 40,5% dos sufrágios, segundo dados do Instituto Ipsos à ATB. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

continua após a publicidade

A vencedora agradeceu a "Deus e ao povo de Chuquisaca" pelo triunfo e assegurou que se seus partidários decidirem, ela não descartará uma "aproximação ao governo do presidente Evo Morales," cuja relação foi estremecida após a política ter deixado o MAS.

Cuéllar foi eleita para a Assembléia Constituinte pelo MAS, mas afastou-se do partido após os violentos distúrbios de dezembro do ano passado, que deixaram três mortos em Sucre e levaram à renúncia o governador de Chuquisaca, David Sánchez.

continua após a publicidade