Forças leais ao presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, estão combatendo ex-apoiadores que agora tomaram partido de seu rival político, Alassane Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional como vencedor das eleições realizadas em novembro. O confronto ocorre no Oeste do país, segundo fontes de ambos os lados. Os relatos vieram à tona durante o combate, que ocorreu perto da fronteira com a Libéria.

continua após a publicidade

Os ex-rebeldes dominaram uma cidade antes mantida pelas forças de Gbagbo. “Houve luta penosa em Toulepleu”, disseram políticos locais à AFP. “As Novas Forças assumiram a cidade”, acrescentaram. Uma fonte do comando dos ex-rebeldes confirmou a notícia. “A cidade está totalmente controlada pelas Novas Forças”, disse.

Uma fonte das Forças de Segurança e Defesa, de Gbagbo, também declarou que “uma pesada luta armada” ocorreu em Toulepleu neste domingo. A cidade é grande, numa área que permaneceu sob controle de Gabgbo mesmo depois de uma fracassada tentativa de golpe em 2002. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade