Governo combate ex-apoiadores na Costa do Marfim

Forças leais ao presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, estão combatendo ex-apoiadores que agora tomaram partido de seu rival político, Alassane Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional como vencedor das eleições realizadas em novembro. O confronto ocorre no Oeste do país, segundo fontes de ambos os lados. Os relatos vieram à tona durante o combate, que ocorreu perto da fronteira com a Libéria.

Os ex-rebeldes dominaram uma cidade antes mantida pelas forças de Gbagbo. “Houve luta penosa em Toulepleu”, disseram políticos locais à AFP. “As Novas Forças assumiram a cidade”, acrescentaram. Uma fonte do comando dos ex-rebeldes confirmou a notícia. “A cidade está totalmente controlada pelas Novas Forças”, disse.

Uma fonte das Forças de Segurança e Defesa, de Gbagbo, também declarou que “uma pesada luta armada” ocorreu em Toulepleu neste domingo. A cidade é grande, numa área que permaneceu sob controle de Gabgbo mesmo depois de uma fracassada tentativa de golpe em 2002. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo