Governo chinês recebe emissários do dalai-lama

Emissários do dalai-lama reuniram-se neste domingo (4) com representantes do governo chinês em Shenzhen, no sul da China. Trata-se do primeiro contato do gênero desde os violentos protestos iniciados por monges budistas no Tibete em março, desencadeando uma campanha de repressão por parte do governo contra a região Himalaia.

Enquanto os representantes do governo e do líder religioso reuniam-se na pujante Shenzhen, o presidente da China, Hu Jintao manifestava em Pequim a esperança de que os contatos tenham "um resultado positivo" e que "a porta do diálogo permaneça aberta", informou a agência de notícias Nova China.

Um despacho da agência estatal de notícias confirmava ainda que a reunião de hoje ocorreu depois de "diversos pedidos feitos pelo lado do dalai".

De acordo com a Nova China, os representantes chineses Zhu Weiqun e Sitar disseram aos emissários tibetanos que a violência de março "apenas impôs novos obstáculos aos contatos e consultas", mas afirmaram que "Pequim participa da iniciativa com paciência e sinceridade".

"O governo central tem a expectativa de que, para criar condições para uma nova rodada de contatos e consultas, o lado do dalai deve adotar medidas práticas que contenham as atividades destinadas à divisão da China, assim como os complôs, as incitações à violência e os atos de sabotagem aos Jogos Olímpicos de Pequim", informou a Nova China.

O local exato de Shenzhen onde ocorreu a reunião não foi revelado. Shenzhen situa-se nas proximidades de Hong Kong. Samdhong Rinpoche, primeiro-ministro do autodeclarado governo tibetano no exílio na cidade indiana de Dharmsala, disse que o lado do dalai-lama também busca a amenização da tensão nas áreas tibetanas da China. "Nossa expectativa é alta, mas este é apenas o primeiro passo em um longo caminho", disse ele à Associated Press. Ainda de acordo com Rinpoche, as discussões deverão se estender por pelo menos um dia ou dois.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo