O governador do Novo México, Bill Richardson, o único hispânico neste cargo nos Estados Unidos, declarou apoio ao senador Barack Obama para que este, e não Hillary Clinton, seja o candidato do Partido Democrata à Presidência do país.
Richardson, que abandonou suas próprias aspirações presidenciais em janeiro, vai aparecer ao lado de Obama nesta sexta-feira (21), durante evento público de campanha em Portland, Oregon, segundo fontes disseram à Associated Press. "Eu acredito que ele é um tipo de líder único, que pode unir nossa nação e recuperar a liderança moral dos Estados Unidos no mundo", disse Richardson, em mensagem obtida pela AP.
A decisão de Richardson é um duro golpe para Hillary, que até agora mantinha grande vantagem em relação ao apoio dos hispânicos. Hillary ganhou a primária do Novo México, no início de fevereiro, com uma vantagem de quase dois votos por um entre os hispânicos. Richardson decidiu apoiar Obama apesar de suas ligações com Hillary e seu marido, o ex-presidente Bill Clinton. O governador foi embaixador da ONU e secretário do Departamento de Energia durante a administração Clinton. Richardson elogiou Hillary "como uma líder de destaque e de vasta experiência". Mas afirmou que Obama "será um histórico e grande presidente, que pode nos trazer as mudanças de que precisamos tão desesperadamente".