Governador de Santa Cruz vota confiante no “nascimento de uma nova Bolívia”

O governador de Santa Cruz, Rubén Costas, votou neste domingo (4) no referendo sobre o estatuto autonômico deste departamento, acompanhado por seus colegas de Beni e Tarija, que passarão por uma consulta semelhante em junho.

Ao emitir seu voto, Costas reiterou sua confiança de que "ao terminar o dia, estaremos festejando o nascimento de uma nova Bolívia, autonômica, em paz e com a alegria que caracteriza nosso povo".

Segundo seu colega Ernesto Suárez, governador do departamento Beni, "hoje estamos colocando uma pedra fundamental para uma Bolívia onde paulatinamente seus nove departamentos serão autônomos, porque esse processo é irreversível".

"Creio que o tema da autonomia é um sentimento da população. Estamos seguros do resultado que vamos obter. Em 1º de junho, quando teremos o referendo também em Beni, estou certo de que também vencerá o ‘sim’, como venceu em 2006", completou Suárez.

"Este processo vai mudar o destino do país. Estamos acabando com o centralismo que tanto prejuízo nos causou", continuou.

A pergunta da consulta que a população de Santa Cruz responde hoje é a seguinte: "Você decide pela ratificação e colocação em vigor do estatuto do departamento autonômico de Santa Cruz, aprovado em 15 de dezembro de 2007 pela assembléia autonômica, para o qual de forma imediata será constituída a norma institucional básica do departamento [Estado], que será de cumprimento obrigatório a todos os que habitam e exercem a função pública no departamento?".

Estão habilitados a votar 935.527 pessoas, cem mil a mais do que no referendo nacional sobre autonomias de 2006, no qual Santa Cruz venceu com o "sim" de 71,1% dos votantes.

Naquele ano, os autonomistas venceram também em Tarija, que terá seu referendo em 22 de junho, com 61%, em Beni com 74% e Pando com 58%. Em nível nacional, porém, venceu o ‘não’ postulado pelo governo de Evo Morales, com 51%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo