Governador de Nova York renuncia ao cargo

O governador do Estado americano de Nova York, Eliot Spitzer, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (12) após um escândalo que revelou ligação de Spitzer com uma rede de prostituição de luxo. Ao apresentar a renúncia, Spitzer anunciou que seu afastamento será consumado na segunda-feira. Spitzer será substituído pelo vice-governador David Paterson, que se tornará o primeiro governador negro de Nova York.

Na breve declaração, Spitzer não revelou se chegou a um acordo com promotores federais para escapar de acusações formais. "Sigo adiante acreditando, como outros disseram, que a maior glória do ser humano não é nunca cair, mas ter a capacidade de levantar-se depois de uma queda", declarou Spitzer numa declaração de aproximadamente um minuto a jornalistas reunidos em Manhattan.

O Escândalo

Spitzer pediu desculpas à sua família na segunda-feira (10) horas depois de sua ligação com a rede de prostituição ter vindo à tona. O governador, porém, cometeu mais do que um deslize pessoal ou familiar. Ele está sendo investigado pela Justiça por ter se envolvido com uma prostituta e deslocado a mulher entre Estados – ação que é considerada crime nos Estados Unidos.

Investigadores examinaram transações financeiras suspeitas do governador. Eles revisaram relatórios que mostram movimentos atípicos, que escondiam a fonte, o destino ou a finalidade de milhares de dólares em dinheiro, que terminaram em contas bancárias de empresas fantasmas. A investigação apontou, porém, que o dinheiro era desviado para o pagamento dos encontros com prostitutas. Uma conversa telefônica gravada com o governador comprovou o envolvimento com o serviço de prostituição de luxo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo