O premier britânico, Gordon Brown, se recusou a receber o Dalai Lama na residência oficial de Downing Street, no centro de Londres, para evitar uma confrontação direta com a China pela situação no Tibete, informou hoje o jornal inglês The Times.
Brown se reunirá com o líder espiritual tibetano no Palácio de Lambeth, sede do Arcebispado de Canterbury. Segundo o Times, essa decisão permitirá a Brown receber o Dalai Lama no âmbito espiritual, e não no político.
A medida foi fortemente criticada por expoentes da oposição conservadora, pelo ex-líder dos Liberais Democráticos, Menzies Campbell, e por grupos seguidores do Dalai Lama, que escreveram uma carta ao primeiro-ministro para que reconsidere essa decisão.
Por sua vez, um porta-voz oficial de Brown confirmou que o líder espiritual tibetano não será recebido em Downing Street.
O Dalai Lama começa no próximo 20 de maio uma visita de 11 dias à Grã-Bretanha, que incluirá reuniões com líderes espirituais e membros do Comitê Parlamentar de Assuntos Exteriores.
