O presidente mundial do Google, Eric Schmidt, criticou abertamente a possível compra do Yahoo! pelo Microsoft, ontem, durante entrevista à imprensa para jornalistas latino-americanos na Cidade do México. Segundo Schmidt, a transação prejudicaria os consumidores, reduzindo suas opções.

continua após a publicidade

?No Google, assumimos uma posição de preocupação diante da potencial fusão da Microsoft com o Yahoo! do ponto de vista de que isso reduzirá as opções para os consumidores na internet?, disse. Schmidt afirmou que a fusão afetaria a livre competição e deu como exemplo o fato de que, com ela, Microsoft e Yahoo poderiam integrar seus sistemas de e-mail. A Microsoft deu três semanas ao Yahoo para decidir sobre a oferta.

Schmidt evitou falar sobre os efeitos da possível compra do Yahoo! pela Microsoft para os negócios do Google. Mas não perdeu a oportunidade de fazer críticas à gigante de software. ?Há muitas coisas que nos diferem da Microsoft. Mas a mais importante delas, que é a nossa mais importante regra, é que nós não seguraremos os consumidores no Google.? E completou: ?Se você não gosta do Google e quer ir para o Microsoft ou Yahoo, nos facilitaremos isso para você. Nossos concorrentes não fazem isso. E eu acredito que isso é uma boa forma de nunca desacelerarmos nossas atividades e de nos obrigarmos a continuar sendo inovadores".

continua após a publicidade