Furacão Paula segue para a Península de Yucatán

A tempestade Paula se tornou hoje um furacão. A previsão é que o fenômeno ganhe mais força, conforme se aproxima da Península de Yucatán, no México. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), sediado em Miami, informou que o olho do furacão está 370 quilômetros a sudeste de Cozumel, no México, com ventos máximos sustentados de 120 quilômetros por hora. Paula é o nono furacão desta temporada.

Após causar fortes ventos e chuvas em Honduras, o furacão se move para noroeste, rumo à Península de Yucatán, a 16 quilômetros por hora, segundo o NHC. Há um alerta de furacão para a área de Punta Gruesa até Cabo Catoche, perto do balneário turístico de Cancún. Um alerta de tempestade foi emitido para Honduras até Limón, na fronteira com a Nicarágua.

Com a chegada de Paula, há mais expectativas de chuvas em áreas já saturadas pelas águas na América Central e no México, após semanas de fortes chuvas. O fenômeno deve levar entre 7,5 e 15 centímetros de chuvas para partes da Nicarágua, de Honduras e da Península de Yucatán.

Enchentes e deslizamentos já mataram mais de 300 pessoas na América Central, deixaram dezenas de milhares de desabrigados e provocaram prejuízos de bilhões de dólares nos últimos meses. O México também tem sido fortemente atingido por várias tempestades, em uma temporada ativa de furacões este ano. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo