O furacão Gustav perdeu parte de sua força ao aproximar-se dos Estados Unidos e foi rebaixado de categoria 3 para 2 na escala Saffir-Simpson, mas provocava fortes pancadas de chuvas em sua aproximação a New Orleans, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. O instituto informou ainda que o furacão situava-se 137 quilômetros ao sul de New Orleans, deslocando-se a 26 quilômetros por hora.
A tempestade tinha ventos sustentados de 185 quilômetros por hora às 9h, mas pouco depois seus ventos estavam abaixo de 178km/h. Desde a semana passada, quando formou-se no Oceano Atlântico, o Gustav já provocou a morte de 94 pessoas no Caribe.
O furacão segue no sentido noroeste e deve permanecer nesse caminho pelo menos um dia, com redução da velocidade de avanço e gradual virada para o oeste-noroeste prevista para terça-feira (2).
Em seu curso atual, a expectativa é de que o centro de Gustav entre pela costa da Louisiana em algum momento da tarde de hoje. Segundo as previsões do centro, não deverá haver mudança relevante na força do furacão antes de ele atingir a costa, mas a tendência é de que ele perca força quando já estiver movendo-se pelo continente.
Mais cedo, um alerta de furacão emitido para uma área que ia do oeste da fronteira do Mississippi com o Alabama à fronteira do Alabama com a Flórida foi alterado para alerta de tempestade tropical. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.