O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, pelas iniciais em inglês) informou que o furacão Earl ganhou força e agora foi colocado na categoria 3 na escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados de 205 quilômetros por hora. Às 15h (horário de Brasília), Earl estava 440 quilômetros a leste da ilha Abaco, nas Bahamas, e 1.095 km a sul-sudeste de Cabo Hatteras, no Estado norte-americano da Carolina do Norte, dirigindo-se para noroeste a 28 km/h. Há alertas de furacão em vigor para a costa leste dos EUA entre a Carolina do Norte e o Estado de Delaware.
Segundo o NHC, Earl deverá continuar rumo noroeste hoje, “com uma virada gradual para norte na quinta-feira”. “Na trajetória prevista, o centro do furacão deverá continuar a mover-se bem para leste e nordeste das Bahamas hoje e hoje à noite, e vai aproximar-se da costa da Carolina do Norte tarde na quinta-feira”, informa o centro. O comunicado acrescenta que “dados preliminares de um avião da Força Aérea indicam que o furacão está começando a se fortalecer e Earl poderá se tornar um furacão de categoria 4 mais tarde, hoje”.
O NHC também informa que a tempestade tropical Fiona estava, no mesmo horário, 145 quilômetros a nordeste de Anguilla e 235 km a lés-nordeste da ilha de Anegada, com ventos sustentados de 95 km/h, movendo-se na direção noroeste a 28 km/h.
Há um alerta de tempestade tropical em vigor para as ilhas de St. Martin e St. Bartolomeu e um de estado de atenção para Antígua, Barbuda, Montserrat, St. Kitts e Nevis, Anguilla, St. Maarten, Saba e St. Eustatius. “Um leve aumento de força é possível no próximo dia, com um enfraquecimento previsto para a tarde de sexta-feira”, diz o comunicado.
No leste do Oceano Atlântico, o NHC registrou a formação da Depressão Tropical 9. Hoje, ela estava 1.335 quilômetros a oés-sudoeste do arquipélago de Cabo Verde e 2.770 km a leste das Pequenas Antilhas, movendo-se na direção oeste a 24 km/h, com ventos sustentados de 55 km/h. “Algum fortalecimento está previsto e é provável que ela se torne uma tempestade tropical nas próximas 48 horas”, informa o NHC.