Furacão deve passar hoje pela costa leste dos EUA

O furacão Earl deve passar pela costa da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, hoje à noite, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, pela sigla em inglês). De acordo com relatório do instituto divulgado às 9 horas (horário de Brasília), o furacão de categoria 4 tinha ventos de 233 km/h e estava se movendo a 29 km/h. Os analistas esperam que Earl tome a direção nor-nordeste amanhã, e se distancie da costa leste dos Estados Unidos.

Earl deve passar esta noite perto dos Outer Banks, um conjunto de pequenas ilhas no litoral da Carolina do Norte, e então se mover rapidamente amanhã para as proximidades da Nova Inglaterra, uma região no nordeste dos Estados Unidos. Em comunicado divulgado às 6h10 (em Brasília), o escritório de Nova York do NHC informou que Earl deve passar a cerca de 240 quilômetros de Long Island, Nova York, na noite de sexta-feira, e que o maior impacto deve ser sentido em Eastern Long Island e no sudeste de Connecticut.

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que há uma situação de desastre na Carolina do Norte e ordenou que as agências federais se mobilizem por causa da aproximação do furacão Earl. “A ação do presidente autoriza o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gestão de Emergência a coordenarem todos os esforços de auxílio”, diz um comunicado da Casa Branca. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna