Meteorologistas informaram que o Bertha, primeiro furacão do Oceano Atlântico dessa temporada, foi rebaixado para uma tempestade de categoria 2. Na manhã desta terça-feira (8), o olho da tempestade estava 1.570 quilômetros a sudeste das Bermudas.
Os ventos máximos alcançavam até 168 quilômetros por hora, com algumas rajadas. A tempestade deve perder força nos próximos dias.
A previsão é que o Bertha continue se encaminhando para as Bermudas. Os meteorologistas advertiram os moradores da ilha para que sigam monitorando o fenômeno.
Segundo a BBC, a Administração Nacional Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) anunciou a previsão de que ocorram neste ano até nove furacões na temporada do Atlântico. A expectativa do órgão é de que, desse total, de dois a cinco se transformem em grandes furacões, com categoria de três a cinco.
Uma temporada considerada normal tem seis furacões, dos quais dois alcançam forma acima de três na escala, com ventos com velocidade superior a 178 km/h. Os cientistas avaliam que a temporada deste ano tem 90% de chance de ser normal ou um pouco mais ativa do que o normal, e 65% de chance de ter mais tempestades do que a média.
A temporada de furacões do Atlântico vai de 1.º de junho a 30 de novembro e é mais temida do que a temporada do Pacífico por ter causado, nos últimos anos, tempestades que provocaram prejuízos bilionários e milhares de mortes, como os furacões Ivan (em 2004) e Katrina (em 2005).