Frota russa monitora navios da Otan no Mar Negro

A Marinha russa recebeu ordens de monitorar o crescente número de embarcações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Mar Negro, informou o general Anatoly Nogovitsyn, subcomandante do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia. “À luz do incremento das forças navais da Otan no Mar Negro, a frota assumiu também a tarefa de monitorar as atividades das embarcações da aliança atlântica”, declarou o general. Mais cedo navios da Marinha russa posicionaram-se na costa da Abkházia, uma região separatista da Geórgia cuja declaração de independência foi reconhecida na terça-feira (26) por Moscou.

Os navios russos estão na região para “apoiar a paz e a estabilidade na Abkházia e nas águas territoriais da república separatista”, disse o vice-almirante Serguei Menyailo, citado por agências locais de notícias. “Nossas tarefas incluem o controle das águas territoriais da Abkházia, a prevenção de embarques de armas e a distribuição de ajuda humanitária”, afirmou ele.

Os navios da Otan encontram-se no Mar Negro para a realização de manobras militares programadas antes da eclosão da guerra entre Rússia e Geórgia no início de agosto. O conflito levou Moscou a suspender seus contatos militares com a Otan por causa do apoio da aliança atlântica ao governo georgiano. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna