Uma menina de três anos que havia sido sequestrada no mês passado na França, quando caminhava com seu pai, foi encontrada na Hungria com sua mãe, informou nesta segunda-feira (13) a polícia húngara. A mãe, que é russa, e o pai, francês, disputam a guarda da criança na Justiça. As duas foram detidas na tarde de ontem quando tentavam atravessar a fronteira da Hungria com a Ucrânia na cidade de Tiszabecs, disse um porta-voz da polícia. A mãe foi detida da cidade de Nyiregyhaza, localizada a 250 quilômetros a leste de Budapeste. A menina foi levada para um abrigo de crianças nas proximidades, informou o porta-voz da polícia Gergely Fulop, por telefone.
O advogado do pai, Victor Gioia, disse que conversou com seu cliente por telefone na tarde de hoje depois dele ter buscado a filha no abrigo. Não se sabe se ele poderá retornar à França com a menina, mas Gioia disse que isso é provável, já que os dois países pertencem ao acordo de Schengen, que permite o livre trânsito de pessoas entre os países.
“Esta é um história de sucesso da política húngara”, disse Fulop, acrescentando que a mãe deve ser entregue às autoridades francesas. Fulop disse que mãe e filha foram detidas na fronteira porque o banco de dados da União Europeia, usado para a verificação de documentos de viagem, indicou que a mãe era procurada por ligação com um crime e que a menina havia desaparecido e era procurada.
A criança foi sequestrada no dia 20 de março quando caminhava perto de sua casa em Arles, sul da França. Segundo as agências de comunicação francesas, dois homens atacaram o pai e a criança foi levada. Quando os pais estavam em processo de divórcio, em 2007, a justiça francesa concedeu ao pai a custódia da filha. A mãe levou a menina para a Rússia e o pai teve de ir até lá para trazer a criança de volta para Arles.