França e Alemanha querem regra estrita para países da UE

Os governos da França e da Alemanha analisam a adoção de regras orçamentárias mais estritas para alguns dos países do núcleo da União Europeia (UE), para o caso de países com sérios problemas orçamentários colocarem objeções a medidas propostas para equilibrar o orçamento, reportou neste domingo a revista alemã Focus. A revista cita fontes do governo alemão, que falaram sob anonimato.

A Focus afirma ainda que os governos francês e alemão poderão introduzir essa legislação apenas nos países do bloco cuja economia está mais forte e estável, como Áustria, Holanda e Finlândia. Isso poderia ser feito se países como a Grécia bloquearem um acordo europeu mais amplo.

Em troca dessas medidas, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, estaria disposta a transferir algumas das responsabilidades europeias para países ainda bastante céticos com o euro e com a UE, como a Grã-Bretanha.

Ao comentar a matéria da Focus, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, disse, durante o final de semana, que “o objetivo do governo é fortalecer a estabilidade de toda a zona do euro ao implementar uma série de diretrizes mais restritas para a austeridade fiscal. Com este fim, trabalhamos no Conselho Europeu com todos os nossos países parceiros”.

França e Alemanha deverão apresentar em reunião da UE, até o próximo dia 9, medidas para uma futura harmonização fiscal no bloco. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo