A liderança que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, tem sobre seu principal rival, o candidato do Partido Socialista, François Hollande, diminuiu antes do 1º turno das eleições presidenciais, no final deste mês, de acordo com nova pesquisa eleitoral divulgada ontem.
A pesquisa, realizada pelo instituto Ipsos-Logica em 6 e 7 de abril, mostrou que Sarkozy tem 29% das intenções de voto, ante 28,5% de Hollande. O levantamento mostra queda do líder francês, que uma semana antes estava com 29,5% da preferência do eleitorado, enquanto o socialista tinha 27,5%.
No caso de um provável 2º turno – se nenhum candidato superar os 50% de votos no 1º turno – Sarkozy, que busca a reeleição, deverá ser derrotado por 55% a 45%, conforme o levantamento.
Na comparação com a semana anterior, as intenções de voto para a candidata de extrema-direita Marine Le Pen subiram um ponto porcentual, para 15%. Já o candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon seguiu com 14,5%. O centrista François Bayrou perdeu 0,5 ponto porcentual, para 9,5%.