O presidente da Mauritânia, Mohammed Ould Abdel Aziz, está internado em um hospital militar nos arredores de Paris para cuidar dos ferimentos à bala sofridos na noite de sábado durante um confuso incidente em Nouakchott, confirmou neste domingo o Ministério de Defesa da França.

continua após a publicidade

Em um breve comunicado, a fonte explica que Abdel Aziz, que segundo a versão oficial mauritana foi atingido “sem querer” por um disparo feito por alguém de sua própria segurança, está internado no hospital Percy de Clamart.

“Vítima de um tiro de bala e atendido com urgência no Hospital Militar de Nouakchott, o presidente mauritano foi transferido à França para dar entrada no Hospital Militar Percy-Clamant”, diz o comunicado.

O Ministério acrescenta que a França respondeu “favoravelmente” ao pedido do governo mauritano para que Abdel Aziz siga no país “um tratamento médico adequado”.

continua após a publicidade

O presidente foi operado no sábado em Nouakchott, e após a cirurgia, antes de ser transferido, fez uma declaração oficial na televisão pública para tranquilizar a população.

continua após a publicidade

“Agradeço aos médicos mauritanos pela intervenção cirúrgica que acabo de passar”, disse durante a declaração, na qual assegurou que “está bem” e que “não há razões para preocupações”.

Meios de imprensa digitais mauritanos, como “Tawary” e “Al Akbar”, questionaram a tese de “bala perdida” ao apontar que o presidente recebeu vários tiros, um deles no abdômen, e asseguraram que essa primeira operação durou várias horas.

Os meios de imprensa oficiais do país não tinham dado nenhuma pista das razões de sua transferência, e na França, nem o Ministério das Relações Exteriores e nem o de Defesa, se pronunciaram sobre a possível duração de sua estadia.