França adverte sobre risco de atentado na Grã-Bretanha

O Ministério das Relações Exteriores da França emitiu advertência de alto risco de terrorismo na Grã-Bretanha, pedindo aos turistas franceses que tenham cuidado ao usar o transporte público e ao visitar locais movimentados no país vizinho. Uma mensagem publicada no site do ministério ontem à noite afirma que as autoridades britânicas acreditam “que o nível de ameaça terrorista está muito alto no Reino Unido e o risco de um ataque é muito provável”.

A França e vários outros países na Europa elevaram o alerta de risco de terrorismo recentemente. Agentes do setor de segurança afirmam que os terroristas podem estar planejando ataques na Europa com armas de fogo em lugares públicos, em ações similares à ocorrida em 2008 em Mumbai, na Índia. Os agentes europeus não deram detalhes sobre locais específicos, mas a segurança foi reforçada em vários lugares públicos, como a Catedral de Notre Dame e a Torre Eiffel, em Paris.

Também nesta quarta-feira, o ministro do Interior da Alemanha lembrou sobre a possibilidade de as autoridades estarem disseminando o medo pela Europa. “Nós estamos levando as coisas a sério”, disse Thomas de Maiziere, apontando, porém, que a tática das autoridades acaba sendo similar à dos terroristas, por “disseminar o medo”. Nesta semana, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Suécia divulgaram alertas esta semana sobre “possível ataque terrorista” da Al-Qaeda e de grupos aliados contra cidadãos viajando pela Europa. Com informações da Dow Jones.