O fotógrafo paranaense Vinicius Dlugosz, que mora em Londres, na Inglaterra, fez registro impressionantes da da tempestade solar “severa”, a maior dos últimos 20 anos, nesta sexta-feira (10). O fenômeno provocou auroras boreais incomuns no Hemisfério Norte, e a raríssima aurora austral, que pode ser vista no Ushuaia, ao sul da Argentina.

continua após a publicidade

Vinicius nasceu em Campo Mourão, região centro-oeste do Paraná. Residindo em Londres, costuma viajar pela Europa para registrar lindas imagens do Velho Continente. A aurora boreal foi vista também em Budapeste, na Hungria, Reix, na Suíça, e relatos também no norte de Portugal.

A tempestade solar é formada por ejeções de massa coronal, que são erupções de plasma e campos magnéticos provenientes da coroa solar, a camada mais externa do Sol. Uma das consequências do fenômeno são as chamadas auroras boreais. Este é o nome do fenômeno do Hemisfério Norte. Quando ocorre no Hemisfério Sul, ele é chamado de aurora austral, algo que pode atrapalhar o funcionamento de redes de energia e de sistemas de comunicação via satélite.

Para acompanhar mais o trabalho do Vinicius Dlugosz, siga nas redes sociais

continua após a publicidade

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Novidade

Flagrantes impressionantes de câmeras de segurança: acidentes chamam atenção

243 kg de drogas apreendidos

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná

Transporte

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



continua após a publicidade